Connecting Classrooms
Multiculturalismo - O meu mundo é do tamanho do que eu conheço

Decorreu no dia 16 de Março no Mosteiro de Tibães a atividade  “O meu mundo é do tamanho do que eu conheço”, no âmbito da temática ligada ao Multiculturalismo, organizada pela EB 2/3 Mosteiro e Cávado no âmbito do “Projeto Connecting Classrooms”, projeto dinamizado pelo British Council que visa a constituição de parcerias duradouras entre grupos de escolas do Reino Unido e outras de mais de 70 países no Mundo. Estas parcerias trazem uma dimensão internacional à aprendizagem dos jovens, permitindo melhorar os seus conhecimentos, compreensão de outras culturas e prepará-los para a cidadania global. O objetivo do programa é o de chegar, culturalmente, a escolas inclusivas.
A atividade envolveu diferentes escolas dos Distritos de Braga e Porto: Escola Secundária de Caldas das Taipas, Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Escola Secundária Carlos Amarante, Agrupamento Vertical Eugénio de Andrade, Agrupamento de Escolas de Matosinhos e Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado.
O programa incluía música, dança, Rope Skipping, exposições multimédia, poesia, apresentação de livros e ainda uma pequena exposição de trabalhos apresentados pela APPACDM (Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). Decorreu, também uma palestra ligada à temática do Multiculturalismo que contou com as intervenções da Prof. Dra. Maria José Casa-Nova do Instituto de Educação da Universidade do Minho, da Dra. Ana Teixeira Coordenadora da zona Norte da OIKOS e de Filipe Abreu, voluntário do Banco Alimentar.
O espaço do Mosteiro de Tibães revelou-se o palco ideal para receber todos os alunos envolvidos que com dinamismo e diversão apresentaram todas as atividades preparadas para este dia, consolidando o espírito de entreajuda e convivência necessárias à sua formação integral, ao desenvolvimento do seu espírito crítico, de observação e acima de tudo, despertando-os para problemáticas do mundo em que vivem.

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